terça-feira, 29 de novembro de 2011

Monark 10 – cronologia


Cronologia e modelos das bicicletas Monark 10:

- Monark Crescent 10: primeiro modelo no estilo “competição” lançado pela Monark no Brasil, em fins de 1973/início de 1974, para concorrer com as Caloi 10, lançadas em 1972. Aros, guidão, canote, movimento central com coroas, caixa de direção e pedais tudo Monark em aço cromado. Freios, sistema de câmbio e cubos são Shimano Japan, em alumínio (câmbio traseiro RS e dianteiro FE; freios Tourney center pull, cubos flange alta com blocagens Shimano) e a mesa é SR em alumínio. São oferecidas no tamanho 54, 56 e 58 e os cachimbos do quadro são trabalhados, remetendo ao modelo das Crescent suecas. Vale lembrar também que os primeiros modelos vinham com partes do quadro cromadas, denotando a qualidade com que eram feitas! Saiu de linha em 78.

- Crescent 5: nada mais era que o modelo Crescent 10 simplificado, com apenas 5 marchas, sendo que para isso fora retirada a coroa menor (42 dentes) e o sistema de câmbio dianteiro. A alavanca de trocas migrou nesse modelo para o quadro (tubo inferior) (na Crescent 10 é fixada na mesa, como nas Caloi 10). Não obteve muito sucesso, sendo rara. Saiu de linha em 76.
- Monark Super 10: surgida em 1976, já com quadro com cachimbos mais simples, seu equipamento é o mesmo das Crescent 10, porém com cubos em aço cromado nacionais sem blocagem, com as alavancas Shimano de trocas de marchas no quadro e os freios Shimano Tourney em alumínio no sistema “side-pull”. Seu pé de vela era desmontável, visivelmente superior ao que viria a seguir nas Monark 10 e 10 Super, mas sem protetor. Outra curiosidade: apenas no tamanho 56cm. Saiu de linha em 1985.
- Monark 10/ 10 Super: pouco depois da Super 10, surge a “10” básica. Aros, cubos, guidão, canote, mesa, freios, alavancas de freios e de marchas (na mesa), coroas, caixarias, tudo em aço cromado, sendo que muitas peças nem marca traziam. As coroas eram peça única, de qualidade inferior, freios center pull sem marca e com cromagem de baixa qualidade. Seus câmbios eram os Dimosil, nacionais, e as alavancas dos freios cópia das alavancas Shimano, mas com o “M” de Monark. Apenas no tamanho 56cm, mesa pintada em preto fosco com as alavancas de troca de marchas fixada nela. Era um modelo barato, para concorrer com as Caloi Sprint. Tornou-se popular por causa do preço baixo. Seguiu em linha até meados da década de 80, não sei precisar se em 85 ou 86. A Monark 10 Super: lançada em 1977, teoricamente um meio termo entre as 10 básicas e a Super 10, mas há muita variação. Já vi 10 Super idênticas à uma 10 básica, assim como já vi modelos com mesa SR em alumínio e câmbios Shimano das Super 10. Já vi com alavancas Dimosil na mesa e outras com alavancas Shimano no quadro... Mais linear são os freios: na 10 básica são em aço sem marca e center-pull; na 10 Super geralmente são freios SunTour em aço cromado side-pull. Engraçado é que a SunTour ficou famosa por fornecer os câmbios das Caloi 10 e variações, nunca os freios. Dessa marca somente esses freios (raros) apareceram nas Monark 10 Super.

- Monark Positron: alguns consideram as primeiras Crescent o melhor em termos de Monark estilo corrida, outros consideram essa. As Positron surgiram em 1979 e saíram de linha já no começo dos anos 80, provavelmente em 1982. Substituíram as Crescent 10 como modelo topo da gama, inclusive mantendo partes do quadro cromadas, mas não os cachimbos diferentes. Freios Shimano Tourney, cubos Shimano alumínio flange alta com blocagens, mesa SR em alumínio, aros, guidão, canote, coroas, pedais, tudo Monark em aço cromado (até o cromo parecia de melhor qualidade!) Seu grande diferencial era o sistemas de câmbios PÓSITRON, da Shimano, indexado, o primeiro em bicicletas nacionais! As alavancas em plástico preto eram na mesa, e traziam a marcação da marcha engatada! Muito caras, é um modelo raro e cobiçado.

- Monark 10 Meio Ambiente: série especial da Pósitron (mesmo sistema de câmbios, freios, cubos, mesa, etc, tudo igual)mas apenas na combinação de cor branca com amarelo, degradê. Esse modelo adiantou uma tendência em pinturas dos anos 90 no ciclismo mundial, com degradê entre cores berrantes e bem díspares. Ao final ficou uma bela bicicleta, sendo hoje bem rara.
- Monark Vogue (série ouro): rara série especial das Crescent, oferecida apenas em 1979, para comemorar 25 anos de Monark no Brasil. É a Crescent normal de linha porém apenas na cor preta esmaltada com partes em preto fosco e o que era normalmente cromado, vinha em banho de cromo/ouro, sendo peças douradas. Muita especulação de quantas foram fabricadas, algo entre 100 e 250 unidades, todas com um registro na própria Monark de quem eram os donos dessas unidades.

- Monark 10 Olímpica: houve essa série nos anos 70, obviamente deve ser referência à Olimpíada de Montreal de 1976, mas posso estar enganado e ser referente à Olimpíada de Moscou de 1980. Era o modelo Crescent com decalques diferenciados e fazendo alusão à dita olimpíada.
Quem tiver mais informações sobre essas bicicletas e quiser compartilhar, entre em contato e assim atualizarei esse texto que visa ajudar quem tem ou quer restaurar uma Monark estilo corrida. Abraços!

45 comentários:

  1. Olá amigo, recentemente eu comprei uma monark 10 com pintura original e decalques, era exatamente esta que você citou por último (branca). Você tem a informação certa se é de 76 ou 80?

    ResponderExcluir
  2. opa ola, me chamo julio
    kra eu tenho uma monark 10 Positron e decidi dar um grau nela dai desmontei todinha peça por peça e quando eu fui limpar notei que o mesmo tem um empeno na parte esquerda traseira que me deixou muito triste, dai foi que me dei conta de quando eu centralizava a roda em baixo a parte de cima ficava torta. o que vc acha que devo fazer? gostaria de sua opinião.
    grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Todos os modelos M10 tem um "M" em alto relevo na parte de baixo do quadro perto do peneu dianteiro?

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, sou iniciante e queria uma ajuda se possível ja agradeço
    qual o tamanho da mesa para monark super 10?
    obrigada desde já pela atenção

    ResponderExcluir
  5. Alguém tem ou sabe dizer os nomes das cores ( tintas ) que saíram as positron? A minha era bege que me lembro. Meu email é douglas.d.martins@hotmail.com whatsapp 41-9214-7084

    ResponderExcluir
  6. Pois quero restaurar a minha pois pintei ela de outra cor a anos atrás e não sei qual o nome da tinta que tenho que comprar

    ResponderExcluir
  7. Acabei de ganhar uma monark 10,gostaria de descobrir o ano, ele é verde metálica pintura original,e mesa é em aço,o sistema de marchas é Shimano, o Celin vem escrito monark turbo,acho que as esporas do freio não são originais pois está escrito Caloi e os pedais são em plástico, sei que os originais são cromados. se alguém tiver informações fico agradecido, estou na dúvida se restauro ou deixo do grito que está.

    ResponderExcluir
  8. Amigos acabei de ganhar de um amigo uma monark 10 pintura o riginal verde metálica sistema de marchas Shimano,no Celin está escrito monark turbo, e mesa é em aço, desconfio que as esporas de freio não sao originais pois são dà Caloi e os pedais são de plástico ja que os originais são de aço cromado,as demais peças são todas originais. Se Alfie solber o ano com essas informações favor informar. Estou em dúvida se restauro ou dr deixo como está. ..

    ResponderExcluir
  9. Boa Tarde, fui restaurar uma monark sprint que tenho, e descobri a marca caloi no quadro. Existe alguma informação da caloi fornecer quadros ora monark?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Vini, quem fabricou a Sprint foi realmente a CALOI,e não a Monark. Então a marca no quadro está correta, abraço.

      Excluir
    2. Boa tarde Vini, quem fabricou a Sprint foi realmente a CALOI,e não a Monark. Então a marca no quadro está correta, abraço.

      Excluir
  10. Olá gente, me senti em casa lendo estes comentários, pois sou amante das Monark 10 , comprei a primeira em 78 hoje tenho só 4 unidades.kkk um abraço pessoal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quer comprar outra? Comprei hj, ta toda original até a pintura, esyou pronto a negociar hahaha

      Excluir
  11. boa tarde,tenhpo uma monark dourada,o guidão e o garfo e dourado,nas laterais estA ESCRITO by fernando beller,pode me falar o ano e quem é fernando beller

    robson pessoa

    ResponderExcluir
  12. boa tarde,tenhpo uma monark dourada,o guidão e o garfo e dourado,nas laterais estA ESCRITO by fernando beller,pode me falar o ano e quem é fernando beller

    robson pessoa

    ResponderExcluir
  13. desculpe é fernando belair,timbrado nas laterais da minha monarkm 10,gostaria de saber o ano dessa manark 10,

    ResponderExcluir
  14. Uma pergunta meio estranha... rs... Mas vamos la: Vocês saberiam dizer de que metal (aço) eram feitas as Caloi e Monark 10? Aço/Carbono?! Aço/Cromo?!...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aço baixo carbono amigo, aços ligados (cromo, níquel, vanádio) são muito utilizados em ferramentas e peças de alta resistência em carros e etc. Observe que, se a peça é soldada, ela será(caso seja de açoe de uma maneira geral) em aço baixo carbono, ou inox, pois aços liga ou alto carbono possuem baixa soldabilidade e geralmente são feitos em peças inteiriças ou roscadas. Abraços.

      Excluir
  15. comprei uma monark ma não sei qual o ano como faço para identifica-lo? podem me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Loreni, normalmente a numeração que identifica dentre outras coisas, o ano, vem embaixo do cubo central (a minha tem a numeração xxyy87 ou seja é de 1987). Valeu e tudo de bom.

      Excluir
  16. Que ano de fabricação as monark 10 com cambio no quadro ?

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde, essa bike das fotos está a venda?

    ResponderExcluir
  18. Restaurei uma Monark Super 10 ontem. Muito conservada!
    Obrigado pelas informações históricas.

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde acabei de comprar uma monark 10 Positron,e se possível gostaria de saber o ano de fabricação dela já entrei em contato com a monark e não souberam dizer do com o número do BB:JC795556. Que fica na porte debaixo do quadro.
    Desde já obrigado.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite
    Tenho uma bike igual essa da foto, comprei em 1986 nas lojas Mappim, para mim foi uma vitória, gastei todo meu dinheiro das primeiras férias, mas a alegria de comprá-la e levar de onibús e metro para casa foi enorme, guardei até hoje.
    Peço ajuda em conseguir os adevidos, podem me informar?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No mercado livre se acha uma variedade de adesivos lá, se não me engano o nome do cara é Junior é de Santa Catarina, comprei uns lá para restaurar uma

      Excluir
  21. Boa tarde, tenho uma monark super 10 igual a essa das fotos acima inclusive a cor, gostaria muito de saber realmente qual o ano e modelo? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saberia me informar qual o nome da cor
      Meu Whatsapp (41)99582-3241

      Excluir
  22. Olá Pessoal. Adorei o post. Tenho uma Monark 10 Olímpica, de 80. Muito carinho, foi de meu pai e já me levou para vários lugares. Porém, infelizmente, vou precisar vendê-la. Alguém se interessa? rodrigopeppe@gmail.com

    ResponderExcluir
  23. Olá tenho uma monark 10, ainda não descobri seu ano pois comprei ontem, mas percebi que seu quadro estava fora de alinhamento (torto), meu avô disse q isso era um problema crônico das monark 10. Isso é verdade? Como posso resolver ou alinhar ela de novo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, desconheço completamente essa história de "problema crônico de quadro empenado". Inclusive a minha, uma MOnark 10 1987, não tem nada nada empenado não.!!!

      Excluir
    2. @JoãoDamasceno tenho uma Monark 10, descobri pela numeração que ela é de 1987, sabe me informar aonde encontro os adesivos exatos desse ano? Ou poderia me mandar uma foto com os adesivos da tua para estar confeccionando os mesmos,obrigado.

      Excluir
  24. Existiria alguma solução (que obviamente não seja a troca/venda) se você compra/ganha uma bike om quadro 56 quando na verdade TODOS os bike's Fit te indicam que o seu quadro deveria ser o 50?

    ResponderExcluir
  25. Até que ano foram produzidas as Monark 10?

    ResponderExcluir
  26. ola. adquiri uma muito judiada,quero restaurar . pelo que eu li no inicio deve ser aquela serie de 5 marchas. alguem sabe se vale apena procurar pcs originais ou montar com peca atuais ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugestão....Vc encontra várias peças originais no mercado livre...

      Excluir
  27. Monark 10 Positron com garfo gromado e de que ano Obrigado

    ResponderExcluir
  28. Vi uma Monark 10 para vender, ela tem um emblema Monark na frente. Alguém saberia dizer em que ano ela foi fabricada?

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde, comprei uma super 10 azul escuro como faço para saber o ano de fabricaçã

    ResponderExcluir
  30. Ola recentente comprei uma monark 10 ano 73 toda original sou o terceiro dono e estou super feliz era um sonho que eu tinha.

    ResponderExcluir
  31. ola. saberia me dizer o ano de um quadro monark numero 240712?

    ResponderExcluir
  32. Boa noite à todos presentes! Me chamo Gabriel, Resido no Brejo Paraibano. Comprei uma bike speed. Porém, não sei se é Monark, Caloi ou peugeoth. Como posso diferencia-la?
    Freios dial-campe em alumínio, guidão em alumínio, aros de ferro e aço as laterais onde encosta os tamancos, o passaros deviam ser na mesa, pois não encontrei furos no quadro na parte inferior.
    meu whatsapp é: 83981028598
    chama lá que te mando fotos.

    ResponderExcluir
  33. como eu seu que modelo e ano e minha Monark 10

    ResponderExcluir